20 de jul de 2014

O que é Alta Costura?

Ola Belezas!!
Sumi!! Eu assumo, mas me deu uma saudade...

O assunto de hoje surgiu quando estava navegando e pensando sobre qual seria o assunto do post até que ví o desfile Alta Costura em Paris que aconteceu ha menos de uma semana. Esse termo "Alta Costura" é bastante usado de forma equivocada, vejo em minha cidade e em algumas que visito cometem o mesmo erro. Vamos entender:

A Alta Costura é um trabalho unico feita à mão e a longo prazo, com matérias-primas nobres. O termo "Alta costura" ou "Haute Couture" é protegido judicialmente e exclusivo, usado por estilistas e empresas que cumpram o padrão definido e exigido pela Federação Francesa da Costura, por tanto, nem toda moda produzida é Alta Costura. Os principais critérios exigidos pela Federação são:
 - As criações devem ser feitas à mão e o atelier deve ter pelo menos 20 funcionários;
 - As maisons de Alta-Costura devem desfilar duas vezes por ano e propor no mínimo 25 modelos em cada temporada/apresentação;
 - As maisons devem estar inscritas no calendário oficial das coleções de Estilo no mínimo há quatro anos e ser patrocinadas por outra maison de couture.
Todo ano a maison tem que renovar o pedido para continuar com o status de Alta Costura.

A função de tudo isso é preservar e manter técnicas artesanais e manuais de corte e costura até os dias atuais, modelos sob medida com detalhes que podem ser composta por metais e pedras preciosas, responsáveis pelo valor elevado das peças.
 Segundo um site infograficos, como pesquisa, "Um look de alta-costura demora não menos que 700 horas para serem feitos, com cerca de 20 costureiras trabalhando numa só peça. Portanto, a média de preço para uma roupa de dia (daywear) é de R$ 30 mil. Roupa de noite, então... Pode multiplicar isso por um número bem alto.
Se você acha que as marcas ganham dinheiro com alta-costura, está enganado. Estima-se que existam apenas 2 mil consumidoras dessa moda no mundo, o que é insuficiente para pagar os altos custos de produção. Ter um setor de alta-costura, na verdade, é um investimento no nome da marca."

Esse vídeo é do penúltimo desfile da Dior onde foi usado um tênis, um desfile da alta costura, Sneaker Fusion, confeccionado à mão.


Bom, acho que já deu pra entender qual é o nível dessa moda, o seu público e principalmente a qualidade da peça, aqui algumas fotos do desfile da Alta Costura Inverno 2014.


Zuhair Murad

Elie Saab 

Chanel

Dior

Incrível né!?

Curta a fan page do blog no Facebook: https://www.facebook.com/OlhaQueBele

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o blog, a caixa de seguidores do Olha que Belê está alí à esquerda!
Deixe um comentário sobre o post!
Dúvidas, elogios críticas também são bem vindas!

Muuuah

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...